-
Arquitetos: Aranguren & Gallegos Arquitectos ; Aranguren & Gallegos Arquitectos
- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra de restauração, já concluída, é fruto de um concurso de âmbito nacional organizado pelo Ministério de Fomento no ano 2000.
Trata-se de uma operação de restauro e recuperação do antigo Mercado Central de Abastos de Atarazanas, assim como uma operação de substituição dos postos de venda existentes, incapazes de satisfazer as necessidades atuais. O Mercado ;e um edifício singular, em uma estrutura de ferro do final do século XIX, com espaço comercial localizado no térreo, no mesmo nível da rua, estruturado em três áreas específicas para a comercialização, respectivamente, de produtos hortifrútis, peixes e carnes.
O projeto tem o objetivo de recuperar o desenho original do antigo Mercado de Atarazanas, seguindo o desenho do arquiteto Rucoba, realçando seu caráter e monumentalidade arquitetônica.
As intervenções desenvolvidas no projeto se dividem, em primeiro lugar, em operações que afetam o edifício como tal em sua qualidade representativa, ou seja, projeto com independência de qualquer solução de distribuição e desenho de postos de venda e em segundo lugar, operações centradas na descrição do desenho, distribuição e alocação dos postos de vende a construir novamente.
Com o objetivo de recuperar o esquema original do edifício, foram demolidos todos aqueles acréscimos posteriores, que impediam a prefeita leitura do edifício, tal é o caso das coberturas de fibrocimento, as coberturas falsas ou o mezanino adicionado em 1973, onde estava a cafeteria e os serviços que, sem acrescentar utilidade prática e oferta comercial, distorcia a perspectiva e a beleza da construção. Sua demolição permitiu recuperar o grande espaço central e a conexão visual do grande eixo da Porta das Atarazanas e a grande janela, um espaço em apenas um pavimento sem nenhum tipo de barreira arquitetônica e com as barracas do Mercado como objetos introduzidos em um grande recipiente.
Desta forma, recupera-se a idéia original do projeto de Rucoba e que se entende como mais coerente e funcional, para o perfeito funcionamento e entendimento do edifício.
A restauração do Mercado, busca o respeito integral ao projeto arquitetônico e espacial do edifício existente, com atuação fundamental de desenhar uma organização formal e espacial das barracas que permita a visão do grande espaço do Mercado, ao mesmo tempo que facilite uma adequação do conjunto a suas necessidades atuais, de forma que clarifique e melhore a circulação dos usuários mediante a uma unidade espacial interior/ exterior, eliminando qualquer barreira arquitetônica. Da mesma maneira, com o objetivo de conceber um espaço o mais adequado possível, foi criado um novo sistema de instalações centralizado nas ruas do Mercado, permitindo a limpeza e a manutenção do conjunto em condições ideais de salubridade e higiene.
La rehabilitación del Mercado, busca el respeto integral a la concepción arquitectónica y espacial del edificio existente, y su actuación fundamental es la de diseñar una organización formal y espacial de los puestos que permita la visión del gran espacio del Mercado, al tiempo que facilite una adecuación del conjunto a las necesidades actuales, de forma que se aclaren y potencien las circulaciones del usuario mediante la unidad espacial interior-exterior, eliminando cualquier barrera arquitectónica. De igual manera, con el fin de concebir un espacio lo más adecuado posible, se ha generado un nuevo sistema de instalaciones centralizado en las calles del mercado que permite la limpieza y mantenimiento del conjunto del Mercado en ideales condiciones de salubridad e higiene.